Águas do Lena recebe selo de "qualidade exemplar"

A Águas do Lena, a empresa do grupo Aquapor concessionária do abastecimento de água no Município da Batalha renovou o “Selo da Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano”, atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), um título que ostentou a primeira vez em 2013.

Em comunicado, a empresa afirma que “recebe este novo selo com grande satisfação e orgulho”. “Trata-se de reconhecer o sucesso do trabalho diário que tem sido desenvolvido por todos os trabalhadores, com vista a assegurar uma boa qualidade de vida dos clientes. É também mais um sinal de que continuamos no bom caminho, para servir os nossos consumidores”, adianta.

A distinção no âmbito dos “Prémios dos Serviços de Águas e Resíduos”, atribuída durante a Expo Conferência da Água 2018, que terminou no dia 23 de novembro, “significa que a Águas do Lena é, de novo, considerada, uma das melhores entidades gestoras do país, no que toca à qualidade da água fornecida aos seus clientes”, destaca o comunicado.

Este selo, atribuído pela ERSAR em parceria com o Jornal Água & Ambiente, distingue as entidades prestadoras de serviços de abastecimento de água que, no último ano, garantiram uma qualidade exemplar da água. Para tal são avaliados critérios definidos em regulamento, como por exemplo, 100% de avaliação dos indicadores relativos à qualidade da água e 100% do cumprimento integral do número de análises agendadas no programa de controlo de qualidade da água.

Para o presidente da Câmara da Batalha, estes resultados vêm “comprovar a excelência da água que é fornecida à população e a importância de que se reveste a aposta na remodelação e renovação da rede de abastecimento”, que a autarquia “tem vindo a fazer ao longo dos últimos anos em parceria com a empresa concessionária”.

“Apesar dos excelentes resultados”, Paulo Batista dos Santos explica que “ainda há muito a fazer, nomeadamente no que respeita ao cadastro da rede, reforço da capacidade de armazenamento e ao nível da renovação de condutas antigas que, apesar de não afetarem a qualidade da água, significam ainda perdas que comprometem a melhor eficiência do sistema”.

O Município da Batalha está a “procurar resolver a uma escala supramunicipal, e em colaboração com o parceiro Águas do Lena, avaliando a possibilidade de apresentar novas candidaturas aos fundos estruturais europeus para intervenção e renovação das redes de abastecimento de água e saneamento básico, cujos montantes ultrapassam os dois milhões de euros”.

 


NESTA SECÇÃO

Festas da Batalha atraíram 60 mil pessoas

As Festas da Batalha, que terminaram este domingo, 18, “terão atraído à vila mais de 60 mil ...

Autarca da Batalha quer ética no centro do debate político

O presidente da câmara da Batalha apelou à “ética na vida política e pública” durante a sess...

Batalha distingue cidadãos exemplares com medalhas de mérito

A autarquia da Batalha homenageou com medalhas de mérito, na sessão solene do Dia do Municíp...