Águas do Lena com concessão prolongada

A assembleia municipal aprovou o acordo delineado entre a câmara municipal e a empresa Água do Lena, que prevê o prolongamento da concessão até 2028 (mais sete anos do que o previsto), com a garantia de que as tarifas sofrerão apenas aumentos pontuais.

O município e a Águas do Lena negociavam há três anos o prolongamento da concessão para além de 2021 e a câmara garante que o preço da água não subirá para a esmagadora maioria dos consumidores (domésticas, comércio, indústria e instituições particulares de solidariedade social), podendo, inclusive, descer nalguns caso.

Estão previstas reduções nos tarifários especiais e nos primeiros escalões de consumo onde se integram mais de 90% dos consumidores domésticos e não domésticos. Quanto ao aumentos pontuais, “resultam da aplicação do novo regulamento (consumos industriais acima dos 100m3) e incidem apenas nos escalões de maior consumo, como desincentivo ao desperdício e apelo à poupança de água”.

O município e a Águas do Lena passam também a partilhar os riscos da exploração (antes quase exclusivos da autarquia), inclusive os grandes investimentos previstos de reposição e conservação da rede de abastecimento.

O acordo foi sujeito à aprovação pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.


NESTA SECÇÃO

Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira

A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...

Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos

  A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...

Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal

Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...