Agenda Cultura Acessível com duas presenças do concelho

A agenda Cultura Acessível, que reúne online oferta cultural acessível em Portugal, destinada a públicos com necessidades especiais, apresentada no dia 28 de setembro no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, inclui o mosteiro e o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha.

Segundo a Associação Acesso Cultura, responsável pela criação da agenda (ver aqui) o objetivo é "reunir a oferta cultural acessível num único website, frequentemente atualizado e facilmente pesquisável pelas pessoas interessadas nos serviços de acessibilidade das instituições culturais do país", tais como áudio-descrição, língua gestual portuguesa, materiais táteis e guias com pictogramas, entre outros.

Na data do lançamento, foi disponibilizada a programação de 34 entidades nacionais, metade das quais iniciou as suas atividades e sessões acessíveis nos últimos quatro anos.

A organização destaca que cinco entidades da lista pertencem ao município de Leiria que, juntamente com o instituto politécnico da cidade, "investem no desenvolvimento de políticas de acessibilidade" local.

"Outro município de referência é a Batalha, que se encontra representado na agenda com duas estruturas culturais", acrescenta.


NESTA SECÇÃO

Vivência dos frades dominicanos na Batalha contada em livro por Rui Borges Cunha

“O Convento de Santa Maria da Vitória. A vivência dos frades dominicanos na Batalha” é o tít...

Museu da comunidade – os objetos que nos cederam: Fósseis do Jurássico Superior – achados e emprestados por Salvador Santos Carreira

Potenciar experiências sensoriais é preocupação permanente do MCCB. Na exposição deste Museu...

Instrumentos musicais do uso popular na Alta Estremadura

Um dos mais importantes sectores da Cultura é o da Cultura Popular porque revela a alma de c...