Agenda Cultura Acessível com duas presenças do concelho

A agenda Cultura Acessível, que reúne online oferta cultural acessível em Portugal, destinada a públicos com necessidades especiais, apresentada no dia 28 de setembro no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, inclui o mosteiro e o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha.

Segundo a Associação Acesso Cultura, responsável pela criação da agenda (ver aqui) o objetivo é "reunir a oferta cultural acessível num único website, frequentemente atualizado e facilmente pesquisável pelas pessoas interessadas nos serviços de acessibilidade das instituições culturais do país", tais como áudio-descrição, língua gestual portuguesa, materiais táteis e guias com pictogramas, entre outros.

Na data do lançamento, foi disponibilizada a programação de 34 entidades nacionais, metade das quais iniciou as suas atividades e sessões acessíveis nos últimos quatro anos.

A organização destaca que cinco entidades da lista pertencem ao município de Leiria que, juntamente com o instituto politécnico da cidade, "investem no desenvolvimento de políticas de acessibilidade" local.

"Outro município de referência é a Batalha, que se encontra representado na agenda com duas estruturas culturais", acrescenta.


NESTA SECÇÃO

Jogos tradicionais do povo (II)

Em Setembro de 2006 publiquei nesta secção um apontamento sobre os jogos populares. Este seg...

Joana Marques, humorista: “Se não pode vencê-los afaste-se deles”

A guru de anti-ajuda e humorista, Joana Marques, começa a sua mais recente obra, “Vai Correr...

Alunos inspiram-se no mosteiro para produzir obras de arte

Uma turma de 14 alunos da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR)/P...