Agenda Cultura Acessível com duas presenças do concelho

A agenda Cultura Acessível, que reúne online oferta cultural acessível em Portugal, destinada a públicos com necessidades especiais, apresentada no dia 28 de setembro no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, inclui o mosteiro e o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha.

Segundo a Associação Acesso Cultura, responsável pela criação da agenda (ver aqui) o objetivo é "reunir a oferta cultural acessível num único website, frequentemente atualizado e facilmente pesquisável pelas pessoas interessadas nos serviços de acessibilidade das instituições culturais do país", tais como áudio-descrição, língua gestual portuguesa, materiais táteis e guias com pictogramas, entre outros.

Na data do lançamento, foi disponibilizada a programação de 34 entidades nacionais, metade das quais iniciou as suas atividades e sessões acessíveis nos últimos quatro anos.

A organização destaca que cinco entidades da lista pertencem ao município de Leiria que, juntamente com o instituto politécnico da cidade, "investem no desenvolvimento de políticas de acessibilidade" local.

"Outro município de referência é a Batalha, que se encontra representado na agenda com duas estruturas culturais", acrescenta.


NESTA SECÇÃO

Batalha: Artes à Vila vence prémio em festival ibérico

O festival Artes à Vila, promovido na Batalha, venceu a 4ª edição dos Prémios dos Festivais ...

A “Encamisada”, reminiscência dos Círios Estremenhos e acto cultural de relevo

Volto à “Encamisada” rebolariense, que se deve inscrever entre as manifestações culturais do...

Irene Gomes e Paulo Assim na exposição “Espessura Longa”

A pintora Irene Gomes, natural da Batalha, e o poeta Paulo Assim, residente no concelho, par...