Acilis comemora 120º aniversário e distingue associados do concelho

A Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria (Acilis) comemorou 120 anos de existência numa gala que promoveu no Teatro José Lúcio da Silva, no dia 15 de novembro, durante a qual homenageou os associados mais antigos, pessoas e entidades que contribuem para o desenvolvimento da região.

No caso dos associados do Concelho da Batalha, foram distinguidos A. S. Brogueira, Abel Reis Oliveira e João Rodrigues Vala.

A Associação foi fundada em janeiro de 1902 e “tem conseguido manter a sua capacidade de resiliência do movimento associativo ao longo dos tempos. Tem sabido ajustar-se às transformações, tanto económicas como sociais e tido um papel importante no desenvolvimento da região, contribuindo para o seu crescimento económico e social”, afirmou durante a cerimónia o presidente da Acilis, Lino Ferreira.

Na sua perspetiva, “a associação sempre se pautou por uma visão estratégica e, muitas vezes, até à frente do seu tempo. Exemplo disso foi a criação de uma Escola Profissional de Leiria, em 1989, em parceira com a Câmara de Leiria, entre outras entidades, com o objetivo de preparar e incentivar os jovens para a vida comercial e industrial da região”.

Hoje, “estamos na fase da transição digital, o que vai permitir aos empresários criar outros tipos de ferramentas para o seu negócio, e aqui também a ACILIS tem um papel relevante. foram elaboradas candidaturas aos bairros comerciais digitais, em parceira com os municípios de Leiria, Batalha e Porto de Mós, e às aceleradoras de comércio digital - projetos que promovem a digitalização da economia”, adiantou.

O presidente da Acilis acentuou que “a economia digital é hoje reconhecida por agregar todos os fatores da economia que exploram a mudança tecnológica, mudança essa que leva à transformação dos mercados, dos modelos de negócio e das operações do nosso dia a dia”. “Será esta a aposta da Acilis no futuro para que possamos ajudar a criar valor e a projetar as empresas da nossa região”, garantiu Lino Ferreira.

Nesse sentido, é também “importante que as verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o novo quadro financeiro Portugal 2030 ajudem a economia a entrar num novo ciclo virtuoso de desenvolvimento sustentável, nomeadamente com mais apoios ao investimento na modernização dos estabelecimentos”.

 

Associados mais antigos

 

Leiria

José Jacinto, Sucessores

Gráfica de Leiria

Gomes & Henriques

Mini Mercado Colmeias

Rodrigo Faustino Sousa

Costa & Irmãos

 

Batalha

A. S. Brogueira

Abel Reis Oliveira

João Rodrigues Vala

 

Porto de Mós

Amália Cidália Matos Monteiro Ferreira

Narcicarlos – Com. Prod. Alimentares e Outros

Carreira & Lages, Lda.

 

Munícipios

Câmara Municipal de Leiria

Câmara Municipal da Batalha

Câmara Municipal de Porto de Mós

 

Personalidades e entidades

Americana

Annarella Sanchez

Beatriz Godinho

Caixa de Crédito de Leiria

Casarão

David & Oliveira

Diário de Leiria

Isabel Damasceno, ex-presidente Câmara de Leiria (1998/2009)

Jornal de Leiria

Modas Tenda

Orfeão de Leiria

Região de Leiria

Rui Pedrosa, ex-presidente do Politécnico de Leiria

Unifato

Meeting

Noivas D. Dinis

Oonify

Pão Quente

Pastelaria Pires

Permarcati

Sar&Doce

Sistema 4

Ticket Restaurant de Portugal


NESTA SECÇÃO

Oonify distinguida nos Prémios Lusófonos da Criatividade

A agência de comunicação com sede na Nazaré Oonify, - que tem como business account manager ...

Onze empresas do concelho no “Top 5% Melhores PME de Portugal”

O Concelho da Batalha está representado por 11 empresas no “Top 5% Melhores PME de Portugal”...

Empresários reclamam medidas urgentes para enfrentar adversidades do próximo ano

“Mais de meia sessenta de empresários do concelho participaram nas sessões sectoriais realiz...