Célia Ferreira

AMHO A Minha Horta

Abundância de produção de tomate

Neste mês ainda se colhe a abundância das plantas/sementes lançadas à terra na primavera, e com a iminente chegado do outono, que é sempre época ideal para fazer germinar novas sementes, é também o momento para decidir o que queremos realmente cultivar.

Há quem considere setembro um mês de recomeços, principalmente quem está ligado ao universo escolar, mas não só. Este ano poderá ser ainda com mais motivos de recomeços, afinal parece que as restrições derivadas da pandemia estão a ser aliviadas, e teremos eleições autárquicas, para estas últimas deixo o apelo ao voto.

Tantos antes de nós lutaram para que hoje, pudessemos manifestar a nossa opção, que por respeito aos nossos antepassados, considero um dever civico muito importante, o acto de ir votar, domingo dia 26 de setembro é o dia.

Mas a politica não é o tema desta crónica, pelo que me vou cingir ao tema do nosso quintal, onde também teremos recomeços. Já sabemos que o outono, tal como a primavera, cria as condições ideais para a diversidade das sementeiras, daí ser este o momento ideal para começar a prepará-las e planear.

O meu quintal este ano foi um pouco estranho. Aas sementes que lancei acabaram a nascer com outra variedade, que não aquela que cria. No entanto, a abundância de produção de tomate mantem-se e nada o afeta. O quintal parece um jardim, pois, como já referi coloco, e deixo crescer, diversas plantas para que a natureza fique em equilibrio.

Em particular por este ponto, sugiro que nas suas sementeiras e plantações futuras se lembre de dar valor às plantas expontâneas e ao efeito das aromáticas na horta.

Hoje deixo-vos a sugestão de realizarem um prato, que para mim sempre me lembra a infância, em que se aproveitam os excessos de tomate da horta. Em casa chamavamos-lhe tomatada com ovos escalfados: azeite (cubrir o fundo do tacho), cebola (1 grande ou 2 pequenas), alho (2-3 dentes), louro (1 folha), tomates (pelados e sem sementes), manjericão (a gosto), 1 colher de café de bicarbonato de sódio (para contrariar a acidez do tomate e ajudar a desfazer mais rápido).

Com todos os ingredientes, fazer um generoso e lento refogado. No final, quando o tomate já estiver a derreter, abrir e adicionar os ovos escalfados, servir com tostas ou pão torrado - fica delicioso e muito forte.

Horticolas para semear e/ou plantar ao ar livre: agriões, aipo, acelgas, alface de inverno, alho-francês, bróculos, cenouras, cebolas, cenouras, coentros, couves várias, endívias, espinafres, ervilhas, favas, nabos, nabiças, rabanetes, rúcula, salsa.

Jardim, semear: amores-perfeitos, cravos, gipsófilas, calêndulas, miosótis, papoilas. Em bolbo: jacintos, narcisos e tulipas.

Na horta posso cultivar bons alimentos e bons sentimentos!

Boas colheitas.

 


NESTA SECÇÃO

IVA – Direito à dedução – Atividade de transporte de mercadorias

Pretendo dar a conhecer alguns dos principais benefícios fiscais ligados ao sector do transp...

Inclusão e diversidade nas Jornadas Europeias do Património

As Jornadas Europeias do Património (JEP), decorrerão este ano, no período de 24 de setembro...

Um outono que apela à proximidade e colaboração entre vizinhos

Chegou o Outono, e com ele um novo ciclo começa. Se repararmos com atenção, percebemos que a...