Núcleo de Combatentes da Batalha

Notícias dos combatentes

78º Aniversário do Núcleo da Batalha

No próximo dia 09 de Abril fará 100 anos que, em França (região da Flandres), se travou a sangrenta batalha de La Lys, e no dia 11 de novembro também se comemorarão 100 anos sobre a data em que os beligerantes assinaram o armistício.

Para assinalar estas efemérides, a DGPC/Direção do Mosteiro, a Liga dos Combatentes/Núcleo da Batalha e o município batalhense decidiram levar a cabo um conjunto de emblemáticos eventos: três colóquios, uma exposição, uma palestra e dois ou três concertos musicais.

Os colóquios irão decorrer nos dias 06 e 07 de abril, 08 e 09 de junho, 12 de outubro, e 09 e 10 de novembro.

Iremos trazer até nós os melhores historiadores e investigadores, em particular sobre o período desta guerra – antecedentes, o conflito em si e as suas consequências.

O primeiro evento, com entrada livre, insere-se nas comemorações do 78º aniversário do Núcleo de Combatentes da Batalha, conforme passamos a referir: Dia 06 – 16h00: receção aos convidados (porta traseira do mosteiro)/16H30: abertura/apresentação do colóquio/18h00: Encerramento do Colóquio. 18H30 - Inauguração oficial, na Galeria Mouzinho de Albuquerque, da exposição “Aviação Militar Portuguesa na Grande Guerra 1914-1918”.

Trata-se de uma exposição extraordinária, que irá estar na galeria entre 28 de março e 22 de maio.

A partir das 19h30, seguir-se-á um jantar-convívio, no salão de festas dos nossos bombeiros voluntários, encerrando assim as comemorações do 78º aniversário do Núcleo. Atua o nosso grupo coral misto.

No dia 14 de abril, teremos também as cerimónias nacionais comemorativas do “09 de Abril/ Dia do Combatente”, este ano com um brilho especial, por se assinalarem os 100 anos do fim da IGG, mas também porque serão presididas pelo Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa.


NESTA SECÇÃO

O nosso Boletim Meteorológico

No campanário vizinho da celebrada abóbada da Casa do Capítulo, onde está o sino que em temp...

Colheitas recompensam trabalho

O mês de julho pauta-se já por boas colheitas. Os tomates e pepinos, que sabem verdadeiramen...

A Ala dos Namorados

Nos campos infindáveis e sangrentos das planícies agrestes, repousavam os cavaleiros de outr...