7 Maravilhas: 760 207 775 é o telefone para votar na Procissão dos Caracóis

A Procissão dos Caracóis - Festa de Nossa Senhora do Fetal, que se realiza no Reguengo do Fetal, é um dos sete patrimónios do distrito de Leiria que integram a lista dos 140 finalistas regionais das “7 Maravilhas da Cultura Popular”. Para votar na Procissão dos Caracóis, o público pode ligar para o número 760 207 775.

A organização recebeu 504 candidaturas a nível nacional e um painel de especialistas composto por sete elementos de cada distrito e região autónoma, elegeu sete patrimónios, num total de 140 finalistas regionais, cujo nome foi revelado no dia 7 de junho.

As eliminatórias regionais começam a 6 de julho, com transmissão na RTP1 e RTP Internacional.

Além da procissão que se realiza no concelho da Batalha, que participa na categoria Procissões e Romarias, o distrito de Leiria está representado por outros seis candidatos: Enterro do Bacalhau, Leiria (Rituais e Costumes); Arte Xávega, Marinha Grande (Rituais e Costumes); Artesanato em Vidro, Marinha Grande (Artesanato); Procissão Marítima Noturna em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, Peniche (Procissões e Romarias); Renda de Bilros de Peniche, Peniche (Artesanato); Muros de Pedra, Porto de Mós (Artefactos).

As 20 finais regionais serão transmitidas na televisão pública no mês de julho, a partir dos municípios mais pequenos que estiverem a concurso, durante os quais serão apurados os 20 vencedores, através do maior número de votos populares.

Segue-se um programa de repescagem, a realizar no dia 16 de agosto, em que o voto popular decidirá quais os oito repescados, a partir dos 20 segundos classificados nas finais regionais.

Estes 28 semi-finalistas serão distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semi-finais, para apurar os 14 finalistas, a realizar nos dias 23 e 30 de agosto. A 5 de setembro é efetuada a declaração oficial das “7 Maravilhas da Cultura Popular”.


NESTA SECÇÃO

A urbanização da Batalha no século XX e uma Exposição ao Presidente do Conselho de Ministros (I)

  Velhice   Os meus passos na cidade repisam o itinerário dos meus avós. ...

Concelho integra Rede das Cidades de Aprendizagem da UNESCO

O Município da Batalha integra desde 23 de setembro a Rede das Cidades de Aprendizagem da UN...

Mosteiro lança ebook inédito sobre Miguel Franco

O Mosteiro da Batalha disponibiliza um ebook com material – algum inédito – sobre o dramatur...