30ª FIABA traz de volta à Batalha o artesanato, gastronomia e música até domingo

A 30ª edição da Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha – Mostra do Mundo Rural (FIABA) está a decorrer até domingo, 19 de junho, no Parque de Eventos de Santa Maria da Vitória, na Batalha.

A presente edição, inaugurada ontem, dia 15 de junho, numa uma cerimónia presidida pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território,Carlos Miguel, conta com uma nova disposição dos diversos espaços que integram o certame, nomeadamente a zona de restauração, que passa a ser totalmente coberta, novos espaços afetos ao artesanato e demais presenças institucionais. Participam ainda no evento doze produtores concelhios que darão a conhecer o que de melhor a Batalha tem para oferecer em produtos como o mel, o azeite, os licores, o vinho e os enchidos.

No que se refere ao artesanato, mais de 60% dos participantes detêm carta de artesão ou encontram-se abrangidos pelo estatuto de UPA – Unidade Produtiva Artesanal.

Ao nível da gastronomia, a FIABA volta a contar com a participação das associações concelhias que apresentarão os sabores típicos deste território, a que se junta um programa de animação diversificado, que juntará artistas como Quim Barreiros, Elsa Gomes & Banda, Banda Kroll, Miguel Bravo, Catraia ou os AHKORDA, banda originária de São Mamede, Batalha.

Referência também para a realização no sábado, 18 de junho, do Encontro de Concertinas e Harmónios da Alta Estremadura, numa realização que resulta da parceria do Município com o Rancho Folclórico Rosas do Lena e que juntará mais de 60 tocadores no recinto.

O cartaz conta ainda com as participações dos agrupamentos folclóricos e de música tradicional concelhios, para além de performances artísticas pelos alunos do Agrupamento de Escolas da Batalha, da Escola B.ballet e da classe de Hip Hop do Centro Recreativo da Golpilheira.

Ainda no domínio da animação, as noites de 17 e 18 contarão com DJ conhecidos do público que atuarão na tenda eletrónica.

A FIABA é hoje um dos eventos de referência na região centro, razão pela qual o presidente da Câmara da Batalha, Raul Castro, manifesta o seu contentamento pela longevidade do certame: “A FIABA consegue juntar no mesmo espaço variadíssimos pontos relevantes, seja pela gastronomia das nossas associações, pelo artesanato de qualidade, a que não falta também a animação diversificada”.

“Bons motivos não faltam para que todos possam visitar a Batalha até 19 de junho”, aponta o autarca, destacando que para esta edição simbólica, a organização adotou o lema “30 anos de FIABA. Três décadas a abraçar a tradição”.

Programa

Dia 16 de junho

Ahkorda

Quim Barreiros

Dia 17 de junho

On Stage

Miguel Bravo

Tenda eletrónica com Hot Crazy Boy

Dia 18 de junho

Encontro de Concertinas e Harmónios da Alta Estremadura

Banda Kroll

Tenda eletrónica com Usados com Garantia

Dia 19 de junho

Banda da Catraia

 

Fotos: CMB


NESTA SECÇÃO

Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira

A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...

Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos

  A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...

Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal

Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...