28º Jantar da diáspora é a 16 de novembro

No 28º Jantar Anual de Confraternização da Diáspora Batalhense está marcado para o dia 16 de novembro, na região de Paris, anunciou Anabela Albuquerque, no Dia do Município, quarta-feira, 14, em representação da Comissão dos Convívios Batalhenses.

No ano passado a festa reuniu 200 pessoas [oriundas de Portugal, França, Bélgica e Inglaterra], e a diáspora batalhense em França foi homenageada no Museu Nacional da História da Imigração, em Paris, e durante o jantar anual dos emigrantes do concelho, em Champigny-sur-Marne, com a presença da Turma de Teatro e Canto da Academia Sénior da Batalha.

A data foi anunciada durante o almoço de confraternização realizado no primeiro dia das Festas da Batalha, que contou com a presença do deputado pela emigração Carlos Gonçalves (PSD).

“Este território [a Batalha] será mais forte e mais competente, se contar com todos os batalhenses, dando uma globalidade ao concelho”, afirmou Carlos Gonçalves, destacando que “a afirmação externa do país depende sobretudo” dos emigrantes.

“A Batalha não é só o seu território, é a sua gente espalhada pelo mundo, independentemente da distância a que está da sua terra, que continua a investir e a amar de uma forma notável o seu país e sua terra de origem”, adiantou o deputado.

O presidente do município, Paulo Batista Santos, salientou que as suas “obrigações e dos vereadores não terminam nos limites físicos do concelho, porque a Batalha será sempre onde estiver um batalhense”.


NESTA SECÇÃO

Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira

A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...

Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos

  A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...

Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal

Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...