28º Jantar da diáspora é a 16 de novembro

No 28º Jantar Anual de Confraternização da Diáspora Batalhense está marcado para o dia 16 de novembro, na região de Paris, anunciou Anabela Albuquerque, no Dia do Município, quarta-feira, 14, em representação da Comissão dos Convívios Batalhenses.

No ano passado a festa reuniu 200 pessoas [oriundas de Portugal, França, Bélgica e Inglaterra], e a diáspora batalhense em França foi homenageada no Museu Nacional da História da Imigração, em Paris, e durante o jantar anual dos emigrantes do concelho, em Champigny-sur-Marne, com a presença da Turma de Teatro e Canto da Academia Sénior da Batalha.

A data foi anunciada durante o almoço de confraternização realizado no primeiro dia das Festas da Batalha, que contou com a presença do deputado pela emigração Carlos Gonçalves (PSD).

“Este território [a Batalha] será mais forte e mais competente, se contar com todos os batalhenses, dando uma globalidade ao concelho”, afirmou Carlos Gonçalves, destacando que “a afirmação externa do país depende sobretudo” dos emigrantes.

“A Batalha não é só o seu território, é a sua gente espalhada pelo mundo, independentemente da distância a que está da sua terra, que continua a investir e a amar de uma forma notável o seu país e sua terra de origem”, adiantou o deputado.

O presidente do município, Paulo Batista Santos, salientou que as suas “obrigações e dos vereadores não terminam nos limites físicos do concelho, porque a Batalha será sempre onde estiver um batalhense”.


NESTA SECÇÃO

Carnaval põe 1.500 miúdos e graúdos a desfilar na vila

O Carnaval na Batalha volta à rua e promete diversão para todas as faixas etárias, com uma p...

Aves da Batalha promoveu 13 ações relacionadas com ambiente

O Grupo Aves da Batalha promoveu 13 atividades ao longo do ano passado, entre as quais seis ...

Menina de um ano morre atropelada por empilhadora

Uma menina de um ano de idade, natural de Casal do marra, no Concelho da Batalha, morreu no ...