1.500 escuteiros da região acampam na Batalha

O 21º Acampamento Regional (Acareg) da Região Escutista de Leiria-Fátima começa esta segunda-feira, 6, na Quinta do Escuteiro, na Batalha, com a presença de 1.500 jovens, reunidos sob o lema “Simplesmente Escuteiro”.

Nos últimos meses, foi construída uma “cidade” com todos os serviços básicos para os escuteiros.

No final desta semana intensa de atividades, a quinta será deixada tal qual foi encontrada, cumprindo um dos pressupostos da iniciativa, que se realiza de quatro em quatro anos.

Nos últimos fins de semana, dirigentes e escuteiros de agrupamentos da região ajudaram a preparar o espaço, situado na Quinta do Sobrado, sob o comando do chefe Vítor Moreira (responsável pelas infraestruturas de campo).

Um deles é Daniela Casimiro, licenciada em biologia e mestre em ecologia e gestão ambiental, que aprendeu a colocar linho e vedox (massa de vedar) na montagem de algumas das 150 torneiras existentes no campo.

Já Alexandre Santos, aluno de engenharia informática, aprendeu a importância do fio terra na montagem de um quadro elétrico ou no palco onde vão decorrer as apresentações gerais.

Henrique, futuro arquiteto, e o seu irmão gémeo Frederico, estudante de matemática aplicada, “não sentem que tenham feito muitas novas aprendizagens porque fazem este tipo de trabalhos com alguma regularidade em casa”.

Por fim, Ivo Jorge, designer de equipamento, já tinha experiência profissional em trabalhos de eletricidade, mas na montagem do campo trabalhou em canalização.

A cerimónia de abertura do acampamento está marcada para as 21h30 desta segunda-feira, 6, sendo precedida de jantar (20 horas), visita ao campo (19 horas) e da concentração no parque nascente do Centro de Exposições Exposalão (18h30).


NESTA SECÇÃO

Barreira cortou em 20% o ruído junto ao mosteiro (c/vídeo)

A barreira construída em frente ao Mosteiro da Batalha “reduziu em 20% o ruído”, permitindo ...

Grupo promove recolha de lixo no vale do Lena

O grupo Aves da Batalha vai promover a 2ª edição da iniciativa "Caça ao Lixo no Vale do Lena...

Tarifas do lixo podem subir 85% em três anos

Os municípios acionistas da Valorlis, responsável pela valorização e tratamento de resíduos ...