Rosas do Lena procura dançadores e tocadores

O Rancho Folclórico Rosas do Lena, da Rebolaria (Batalha) – um dos agrupamentos portugueses mais prestigiados – tem abertas inscrições para os interessados em integrar os seus quadros (dançadores, tocadores, cantadores).

Os candidatos devem contactar o presidente da direção do grupo, José António Bagagem (telemóvel 965164735), dirigir-se à sede do agrupamento, na Rebolaria, às sextas-feiras, pelas 22h00, ou ainda, ao museu etnográfico, também na Rebolaria, aos domingos, entre as 15h00 e as 17h00.
O Rancho Folclórico Rosas do Lena completou 54 anos em fevereiro, embora só a partir do verão de 1963, por ação do mestre António Pereira Marques, a marcha formada por um grupo de rapazes começasse a transformar-se num grupo folclórico.

“Ao longo desses decénios, o agrupamento realizou um infatigável trabalho de recolha e de estudo do cancioneiro regional e do trajo camponês, estendendo-se a tudo o mais que era distintivo da região desde os jogos, às alfaias agrícolas, aos brinquedos, à arquitetura rural, indo constituindo um precioso arquivo e formando uma biblioteca etnográfica, ambos únicos na região. E mais tarde, o museu etnográfico”, explica José Travaços Santos, historiador e membro do grupo.

Já realizou 32 digressões ao estrangeiro, desde a Espanha à Rússia e da Sicília (Itália) à Estónia, sendo constantes os convites para participar nos mais prestigiosos festivais. Em Portugal participou em todos os grandes festivais e foi dos poucos convidados para a Expo 98 e para Guimarães Capital da Cultura Europeia. Entre outros espetáculos, criou “Um serão na Alta Estremadura”, as oficinas temáticas do museu etnográfico, as exposições “O museu desceu à vila”, o encontro de coros que entoam o Cântico da Quaresma, os encontros nacionais de cantadores e tocadores de instrumentos tradicionais, a “Festibatalha”, as “Tardes na Ponte da Boitaca” e as galas internacionais de folclore da Batalha, que vão na sua 32ª edição. Fundou o Museu Etnográfico da Alta Estremadura e possui uma Escola de Concertinas e Harmónios.


NESTA SECÇÃO

“O Alguidar” apresenta na vila a sua nova peça

O grupo de teatro amador “O Alguidar”, de Lapa Furada, na freguesia de São Mamede, apresenta...

Festival da Golpilheira leva quatro ranchos ao palco

O Rancho Folclórico “As Lavadeiras do Vale do Lena”, do Centro Recreativo da Golpilheira (CR...

Divagação sobre D. Afonso V (E a Batalha) III

        De três filhos de D. Afonso V e de D. Isabel de Coimbra, só dois sobreviveram: a Inf...