Carlos Ferreira

Editorial

A rede social

 

Quando era miúdo tinha uma rede social. E a minha mãe estava mais informada do que o jornal. Em comum: sabiam as más notícias primeiro.

Saía de casa pela manhã, a pé, de mochila às costas, bata azul listada de branco, a caminho da Primária, a soprar branco o frio, com a tranquilidade infantil de viver o instante. Pelo caminho, passava pelo Ti Valentim, pela D. Alice e outros rostos que me permanecem na memória sem nome.

Os colegas, havia-os de todos os géneros, como a bicharada que arrimava pelas serras e matas – lá para os lados de Pernes, Arneiro das Milhariças, Vaqueiros ou Malhou. Quer dizer: penso que havia, mas a páginas tantas engana-me a escala do miúdo que vê tudo com olhos de aumentar.

Na escola, as regras eram simples: Estudar. Aprender. O professor tinha sempre razão. A D. Maria (não viveu tempo suficiente para chegar auxiliar educativa) também. E no recreio era o João quem tinha sempre razão – Soubesse eu e tinha-o acusado de bullying. Optei, não raras vezes, pelos 100 metros à Bolt. Ele, o João, era gordo (oopps!, obeso), atacava por esmagamento, aproveitando a distração da vitima.

No intervalo, no regresso a casa, no largo da terra – onde calhava – fazíamos o que as crianças de seis ou sete anos faziam: jogávamos à bola, à apanhada, aos índios e cowboys, ao pião (feitos nas oficinas de torneados da terra). E a fisga, que viu quase tudo menos pardal na mira?

E as asneiras? Uma bola que partia um vidro, uma bulha mais séria, a má educação com um adulto. Um recado esquecido...

Mas a rede social funcionava. Quando chegava a casa, a minha mãe já sabia. A vigilância de vizinhos garantia-o. E o pior castigo era ficar fechado em casa.

                                                                                                                                            


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...