Batalha: Eleições Autárquicas

Paulo Batista Santos/PSD:
“Ampliar a rede de saneamento”

Recandidato-me à liderança do Município para dar continuidade a um novo ciclo que iniciei pelo desenvolvimento da Batalha. Demos já firmes e relevantes passos num projeto que é ambicioso, mas realista e ajustado à nossa realidade, ao nosso Concelho.

Desde 2013 que trabalhamos para dar lugar a um programa e a uma estratégia que construímos em conjunto. Os espaços participativos e a experiência de ouvir os batalhenses no dia-a-dia ajudam-nos a ter presente as suas causas.

Seria exaustivo enumerar todos os projetos que realizámos nestes últimos anos, mas recordo algumas importantes conquistas que hoje todos podemos verificar:

- Melhoráramos os serviços públicos, com a instalação da Loja do Cidadão da Batalha, a primeira da região (e até agora única) e que trouxe mais serviços e maior proximidade aos cidadãos e às empresas.

- Criámos as condições para acolher novas competências na área da educação, o que nos permitiu intervir na reestruturação do parque escolar, tarefa que estamos a concluir com a construção do novo Centro Educativo do Reguengo do Fetal e a requalificação da Escola Básica e Secundária da Batalha.   

- Concluímos a revisão do Plano Diretor Municipal, desde há anos adiada e que possibilitou um novo ordenamento urbano para o concelho e definição de novas áreas de acolhimento para atividades económicas.

- Definimos duas áreas de reabilitação urbana, na Batalha e Reguengo do Fetal, promovendo a reabilitação urbana também com a ajuda de um programa inovador “Batalha Restaura”.

- Nas áreas sociais criámos novos projetos de apoio aos mais carenciados, como o Fundo de Emergência Social, apoio a medicamentos e o programa“Saúde para Todos” na reabertura do Centro de Saúde da Golpilheira, que desde já beneficiaram mais de um milhar de utentes.

- Fomos reconhecidos pela capacidade de acolhimento de duas famílias de refugiados que estão integradas na nossa sociedade.

- A nova Academia Sénior na Batalha e São Mamede, as várias atividades de envelhecimento ativo, como a hidroginástica e aulas de ginástica geriátrica, são ações que conhecem uma crescente adesão das pessoas.

- Promovemos novas soluções de mobilidade e de transporte público para a população, através do autocarro “Gira Batalha”.

- Apostamos na defesa do ambiente, através da construção de novos parques verdes, como o Parque dos Infantes, e desenvolvemos o projeto de proteção da frente do Mosteiro.

Muito mais haveria para enumerar, mas este é apenas o início do projeto de esperança que, num segundo mandato, se merecermos a confiança dos eleitores, queremos continuar e reforçar, para que os batalhenses tenham cada vez mais orgulho no seu concelho.

Nos últimos tempos, ficamos a saber que a Batalha é um dos 10 concelhos com maior dinamismo económico, num estudo publicado pela Marktest. Já o INE aponta a Batalha como o 5º concelho do País com menor taxa de desemprego, apenas 4,6% da população ativa.

Em 2016, a Batalha foi o 15.º município que apresentou menor endividamento e subiu 8 posições no ranking dos municípios portugueses com maior eficiência financeira; no mesmo ano, conquistámos o prestigiado prémio “Município do Ano” – Região Centro.

Estes são apenas alguns indicadores que afirmam o orgulho que temos na nossa terra e sobretudo mostram a capacidades das gentes da Batalha.

Essa capacidade de realizar mais e a vontade de fazer melhor, é a motivação que nos orienta para o futuro, entre outras, com prioridade para as seguintes áreas:

(i) Promover a economia e a competitividade, concretizando a ampliação da zona industrial da Jardoeira e concluindo o espaço jovem empreendedor no antigo hospital da Misericórdia;

(ii) Valorizar o território e os recursos naturais; através da realização das operações de requalificação ambiental, ampliar a rede de saneamento e reforçar as ações de melhoria dos espaços urbanos dos diversos lugares do Concelho;

(iii) Promover a coesão social e a melhoria da qualidade de vida; promovendo um plano municipal de Cultura que seja integrador e acessível a todos, bem assim iremos continuar o esforço de dotar o Concelho com instalações desportivas condignas;

(iv) Reforçar o potencial humano e a inclusão social; iremos ampliar os programas extracurriculares e de apoio aos alunos e às famílias (manuais e refeições escolares), bem como reforçar a aposta no Programa Mova Sénior, e potenciar a criação de um programa de promoção de emprego jovem em torno das tecnologias da informação e atividades criativas.

(v) Melhorar e modernizar os serviços da autarquia; pretendemos manter o equilíbrio financeiro da Câmara Municipal e promover a reestruturação dos serviços de licenciamento da Autarquia, promovendo a eficiência e melhorias no atendimento aos munícipes.

Cinco prioridades que queremos cumprir em nome da coesão social e territorial, mas sobretudo são a base da nossa candidatura que nos permite afirmar orgulhosamente que a “Batalha Tem Futuro”.

Um abraço,

Paulo Batista Santos


NESTA SECÇÃO

Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira

A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...

Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos

  A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...

Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal

Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...