MCCB (Museu da Comunidade Concelhia da Batalha)

Espaço do Museu

O turismo (sustentável) como instrumento de desenvolvimento

 

A Organização Mundial do Turismo (OMT) celebra, desde 27 de Setembro de 1980, o Dia Mundial do Turismo. A data foi definida em Assembleia-geral daquela organização, em Espanha, no ano de 1979.

A  OMT é uma agência especializada da Organização das Nações Unidas, que se dedica à promoção, a nível internacional, do turismo e das suas estratégias.

É inegável o impacto do turismo enquanto atividade económica estratégica para o desenvolvimento económico e social dos países, particularmente no que toca ao emprego e ao crescimento das exportações.

A mobilização de turistas é cada vez mais facilitada graças à criação de redes estratégicas que permitem a criação de roteiros aliciantes para quem quer conhecer um pouco melhor os povos e as suas culturas.

Atenta, porém, aos impactos menos positivos que o aumento do Turismo tem causado um pouco por todo o Mundo, a OMT foi levada a tomar diversas medidas de alerta e a reforçar o conceito de turismo sustentável, nomeadamente na necessidade de proteger e defender os recursos naturais e as populações.

Já as Jornadas Europeias do Património deste ano, que se assinalaram a 22, 23 e 24 de setembro, adotaram o tema “Património e Natureza” e sua relação com as pessoas, as comunidades, os lugares e a História”.

O Dia Mundial do Turismo, não fugindo das temáticas que se têm vindo a discutir internacionalmente, adota a temática “O Turismo sustentável como instrumento de desenvolvimento!” inserindo-se no Ano Internacional do Turismo Sustentável.

A Assembleia-geral das Nações Unidas destacou o contributo do turismo para os três pilares da sustentabilidade (económica, social e ambiental). De acordo com este organismo, “o turismo não só é líder do crescimento, mas também promove uma melhor qualidade de vida, a proteção ambiental, a defesa do património cultural e a paz no mundo”.

O Dia Mundial do Turismo 2017 representou, assim, mais uma oportunidade para “sensibilizar os decisores dos setores público e privado e o público em geral relativamente à contribuição do turismo sustentável para o desenvolvimento”.

No caso em apreço da Batalha, os últimos anos têm registado um forte incremento deste setor de atividade, com destaque para o Mosteiro da Batalha que, atualmente, é o segundo mosteiro mais visitado do país, de acordo com os dados da Direção-Geral do Património Cultural.

Um registo impressionante, que nos remete para a importância estratégica do Turismo enquanto atividade económica, mas também social e que contribui para a dinamização dos territórios e das populações.

                                                                                                             


NESTA SECÇÃO

Monumento no centro da vila homenageia Travaços Santos

A homenagem a José Travaços Santos, uma figura incontornável da região quando se fala de his...

"Um homem ao serviço da cultura” inaugura homenagem a Travaços Santos

A inauguração da exposição “Um homem ao serviço da cultura” é a primeira de um conjunto de i...

Museu lança livro multiformato no Dia da Pessoa com Deficiência

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) celebra o Dia da Pessoa com Deficiência co...