Nove empresas do concelho recebem estatuto de excelência

O estatuto de PME Excelência 2016, atribuído pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) e Turismo de Portugal, distinguiu 161 empresas do distrito de Leiria, nove das quais no concelho da Batalha, registando-se a maior concentração de certificações no sector do comércio.

O número de certificadas é superior em 39 ao registando no ano anterior (122), fazendo o distrito regressar precisamente ao resultado de 2014, segundo a listagem divulgada pelo IAPMEI no dia 24 de março.

O concelho de Leiria lidera a região, com 50 PME Excelência 2016, seguindo- -se a Marinha Grande (28) e Alcobaça (20). É o melhor resultado dos últimos três anos para a estes municípios, com exceção de Leiria, que há três anos obteve 55 distinções.

Há 13 empresas no distrito distinguidas pelo Turismo de Portugal (as restantes situam-se na abrangência do IAPMEI), verificando- -se que o sector do comércio a retalho e por grosso concentra o maior número de galardoadas (43), seguindo- se as atividades de fabricação de moldes metálicos (18) e de transportes rodoviários (10). O distrito mantém a 5ª posição a nível nacional, atrás do Porto (373), Lisboa (330), Aveiro (219) e Braga (198).

O estatuto PME Excelência 2016 distinguiu 1.786 empresas em todo o país, uma subida significativa em relação ao ano anterior (1.509), mas sem atingir o resultado de 2014 (1.845). Com um peso relevante da atividade industrial que chega quase aos 40%, as PME Excelência do distrito apresentaram crescimentos a dois dígitos no volume de negócios e de exportações no último ano, valores muito acima da média das empresas em Portugal.

As médias de faturação destas PME cresceram 15% e a sua atividade exportadora incrementou resultados em mais de 14%. E estes resultados foram acompanhados por níveis de rendibilidade e de autonomia financeira elevados (superiores a 20% e a 55%, respetivamente).

Em termos globais, as 161 PME Excelência e as quase 600 PME Líder da região empregam mais de 19 mil pessoas e geram em conjunto um volume de negócios de mais de 2,5 mil milhões de euros, dos quais mais de 700 milhões são resultado de atividade exportadora.


NESTA SECÇÃO

Novo Real Batalha já está no mercado

A Adega Cooperativa da Batalha lançou no mercado o seu mais recente vinho, o Real Batalha Ba...

Câmara sobe oito lugares em eficiência financeira

A Batalha subiu oito posições na tabela dos municípios portugueses que apresentam maior efic...

Jardoeira: zona industrial recebe 1,5 milhões da UE

O programa Centro 2020 aprovou o cofinanciamento do projeto de Expansão da Área de Localizaç...