MCCB integra rede nacional de museus a partir de Junho

O projeto assenta a sua preocupação ao nível da inclusão, disponibilizando ajudas técnicas e soluções capazes de facilitar a apreensão dos conteúdos por todos os cidadãos.

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) é um dos novos quatros museus da Rede Portuguesa de Museus, que integra a partir de junho, aumentando o número de membros para 149, anunciou a 19 de abril a diretora- -geral do Património Cultural, Paula Silva. Além do MCCB, visitado por 30 mil pessoas entre 2011 e o ano passado, a rede conta como novos membros o Museu da Misericórdia do Porto, o Museu Municipal de Loulé, o Museu do Douro, com sede na Régua e diferentes polos na região duriense.

O museu da Batalha foi distinguido com os prémios de Melhor Museu Português de 2012 (atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia), Kenneth Hudson do Fórum Europeu dos Museus, Valorização Territorial (XIV Gala Região de Leiria), Mérito Regional (IV Gala da Inclusão), Acesso Cultura e uma menção honrosa do prémio Concelho Mais Acessível (do Instituto Nacional para a Reabilitação). É um projeto inserido na linha da nova museologia e da sociomuseologia, que pretende valorizar a identidade e a história do concelho e dos seus munícipes. O espaço retrata a vida do território, desde as suas origens geológicas, paleontológicas e arqueológicas, percorrendo os principais acontecimentos históricos e artísticos até à atualidade. É dinâmico e interativo e dispõe de um espaço para exposições temporárias. O projeto assenta também a sua preocupação ao nível da inclusão, disponibilizando um conjunto de ajudas técnicas e soluções capazes de facilitar a apreensão dos conteúdos por todos os cidadãos.


NESTA SECÇÃO

Monumento no centro da vila homenageia Travaços Santos

A homenagem a José Travaços Santos, uma figura incontornável da região quando se fala de his...

"Um homem ao serviço da cultura” inaugura homenagem a Travaços Santos

A inauguração da exposição “Um homem ao serviço da cultura” é a primeira de um conjunto de i...

Museu lança livro multiformato no Dia da Pessoa com Deficiência

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) celebra o Dia da Pessoa com Deficiência co...