Caracóis voltam a iluminar procissões no Reguengo

A Festa de Nossa Senhora do Fetal, com as iluminações feitas de cascas de caracóis, é a principal responsável pela divulgação da freguesia de Reguengo do Fetal a nível nacional. Este ano a procissão dos caracóis está marcada para as 22 horas de sábado, 23, e 30 deste mês.

No primeiro dia, a procissão iluminada com caracóis parte do Santuário de Nossa Senhora do Fetal com destino à Igreja Matriz e passados oito dias faz o percurso inverso.

No âmbito da festa, realiza-se o 4º Concurso de Fotografia "A luz dos caracóis", com prémios monetários para os autores das três melhores fotografias, e um prémio de idade, para os concorrentes mais novo e mais velho.

O concurso é organizado pela freguesia de Reguengo do Fetal, com o apoio do município da Batalha, com o objetivo de preservar e divulgar a história e as tradições desta festa centenária.

Entre outras atividades, como o arraial popular, com comes e bebes e música, que se prolongam até dia 1 de outubro, decorre no dia anterior (30) uma caminhada, que começa pelas 16h30 no Largo da Fonte, frente à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios.

O trilho em terra batida e por carreiros tem oito quilómetros e uma dificuldade média. No final, os participantes podem lanchar nas tasquinhas no recinto da festa.

A participação na caminhada, organizada pelos Caminheiros do Litoral, é gratuita e sem fins lucrativos. As inscrições, no valor de um euro, a pagar no próprio dia, destinam-se apenas a cobrir ao valor do seguro.

 

Vídeo: Município da Batalha


NESTA SECÇÃO

Batalha: PSD repete maioria absoluta

A vitória do PS na assembleia de freguesia da Golpilheira, que retira o lugar de presidente ...

Festival da Golpilheira leva quatro ranchos ao palco

O Rancho Folclórico “As Lavadeiras do Vale do Lena”, do Centro Recreativo da Golpilheira (CR...

“Tudo farei para estar à altura das expetativas”

O reeleito presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos (PPD/PSD), afirmou esta seg...